quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Políticas Públicas de Cultura



Produtores culturais se reúnem para o Fórum de Produção Cultural, em Goiânia


Entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março, o Palácio da Indústria, no centro de Goiânia, sediará um evento inédito em nossa capital: o Fórum de Produção Cultural.

Trata-se de um privilegiado encontro em nossa região, tanto por ser organizado por artistas e produtores que trabalham profissionalmente em nossa capital, quanto por destacar governantes e personalidades de instituições e empresas como SEBRAE, SESC nacional e regional, FECOMERCIO, Grupo Kavantan & Associados (SP), CAIXA (DF), Brasil Telecom (DF), Belcar Caminhões (GO).

O Fórum se realiza sob a organização da Arte Brasil Projetos Sócio-Culturais, e tem como principal meta fornecer suporte e conteúdo de qualidade para o trabalho de produtores culturais de Goiânia. O evento é mais um projeto incentivado pela Lei Municipal de Cultura, com o patrocínio da Brasil Telecom. O Fórum conta também com o apoio cultural do SEBRAE GO, e o apoio da CAIXA, FIEG, Belcar Caminhões e Uni-Anhanguera.

Durante quatro dias de encontros, plenárias, palestras, cursos e painéis, os participantes terão a oportunidade de conversar e debater sobre a realidade da produção cultural em nosso país, estabelecendo parâmetros de atuação que garantam o profissionalismo neste mercado, e, principalmente, melhores condições de trabalho para aqueles que atuam nessa área, pesquisando melhores caminhos para a criação e realização de projetos, via leis de incentivo ou não.

Para tanto os espectadores contarão, na Abertura, com importantes líderes empresariais, tais como, José Evaristo dos Santos, presidente do FECOMERCIO (SESC/GO e SENAC/GO), Paulo Afonso Ferreira, presidente da FIEG, João Bosco Umbelino, Superintendente do SEBRAE, Pedro Daniel Bittar, Presidente da ACIEG, que em conjunto com os representantes culturais, Secretário Municipal de Cultura, Presidenta da AGEPEL e Representantes do Minc e Funarte pronunciarão sobres políticas de cultura.

Em outro momento estarão em foco representantes dos governos municipal e estadual, para a discussão sobre o papel do Estado no incentivo à produção cultural no Brasil, e, voltando o olhar para a iniciativa privada, o público poderá conversar com representantes de empresas conhecidas por serem importantes patrocinadoras de eventos culturais em nosso país, falando sobre o perfil de investimento de cada uma delas. Estarão no Fórum de Produção Cultural a gerente de patrocínio da Brasil Telecom, Natalice Mundim, e Maristela Azevedo Mello, Especialista da Gerência de Promoção, Cultura e Esporte da CAIXA, com sede em Brasília. Da nossa cidade a diretora da Belcar Caminhões, Rosana Gedda, uma das empresas mais premiadas em responsabilidade social do Estado.

Sidnei Cruz, criador e coordenador do Projeto Palco Giratório, um dos melhores projetos culturais de circulação de espetáculos no Brasil, realizado pelo SESC nacional em conjunto com os SESC’s Regionais, vem falar da experiência e sucesso do projeto desde a sua implementação.



Os cursos de elaboração e administração financeira de projetos culturais, e de estratégias para captação de recursos, serão ministrados pela gabaritada Sônia Kavantan, produtora cultural e socióloga, com mais de 21 anos de experiência nas áreas educacional e cultural. Proprietária da produtora Kavantan & Associados – Projetos e Eventos Culturais Ltda., que atua no mercado desde 1987, na elaboração de projetos que atendam às necessidades de comunicação empresarial, e as demandas de artistas e criadores brasileiros.

Segundo Marcelo Carneiro, da Arte Brasil Projetos Sócio-culturais: “o produtor cultural de Goiás ainda sofre muito com a falta de informação e de aprimoramento para captação de recursos. O que cria uma situação em que faz parecer que nossa região não apresenta demanda, já que, nos editais de grandes empresas, são poucos os projetos apresentados por profissionais de Goiás”. Marcelo, que também é produtor, ainda diz: “um dos intuitos deste Fórum é incluir novos artistas e produtores no processo de democratização da verba pública, principalmente, das leis e editais de incentivo à cultura.” E complementa: “No setor específico dos agentes, produtores e gestores culturais, a formação autodidata sempre predominou, e, na maioria das vezes, a elaboração de um projeto, uma proposta, ocorre sem sistematização e sem metodologia.”.

Ao final do Fórum de Produção Cultural, mas ainda dentro do evento, os produtores e artistas de Goiânia poderão participar também do Encontro Goiano de Produtores Culturais, que acontecerá no Teatro do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro.

Marcelo Carneiro finaliza, com grande expectativa: “Ao que tudo indica, este será um importante momento para os artistas, profissionais da produção cultural e para os profissionais de marketing e comunicação das empresas e demais interessados. Um fôlego para mergulharmos fundo em nosso trabalho a partir de 2008.”.


Serviço:
Evento: Fórum de Produção Cultural
Data: de 28 de fevereiro a 02 de março – de quinta à domingo
Local: Auditório Gilson Alves (Palácio da Indústria)
End.: Av. Anhanguera, nº 5440 – Centro – Goiânia/GO

Inscrições:
pelo site:
www.artebrasileventos.com.br
Arte Brasil Projetos Sócio-culturais
Fone: (62) 3215 - 2392


Valores:
Passaporte para acesso às palestras, debates e painéis:
- taxa de inscrição (única): R$ 20,00 (Vinte Reais)
Cursos com Sônia Kavantan:
- R$ 60,00 (Sessenta Reais) para os três temas.

Assessoria de imprensa:
Ana Paula Mota
(62) 8168 – 7660
anapaulamota@gmail.com

Nenhum comentário: